Blog

Principais tipos de microfones para eventos

R1

Todo e qualquer evento, independente da sua finalidade, precisa de microfones. Principalmente em casos de convenções corporativas que, geralmente, possuem diversas palestras em sua programação. Mas, para garantir a qualidade da transmissão sonora, é preciso ter certeza sobre quais são os tipos ideais de microfones para eventos.

Microfones são aparelhos de captação de áudio que funcionam transformando as ondas sonoras em sinais elétricos para que eles possam ser lidos por equipamentos como caixas de som. O que pouca gente sabe é que eles variam de acordo com a forma que captam o som. E é exatamente essa diferença que irá determinar os tipos certos de microfones para o seu evento.

Os microfones mais comuns são os de mão, que podem ser com e sem fio. Outra opção bastante utilizada, principalmente na televisão, são os microfones de lapela, aqueles utilizados por apresentadores de jornal, por exemplo.

Esses aparelhos podem ser unidirecionais, que captam o som de apenas uma direção; bidirecionais, quando são capazes de captar sons de fontes opostas (uma pessoa na frente e outra atrás do microfone); e os omnidirecionais, que captam sons vindos de todas as direções. Este último, por sua vez, não funciona muito bem para eventos corporativos, porque não isolam a voz do orador principal e acaba amplificando os ruídos do ambiente.

Para escolher bons microfones para eventos, é preciso prestar atenção se os aparelhos são dinâmicos ou condensadores. Os dinâmicos são capazes de suportar altas pressões sonoras sem interferência. Isso significa que eles são ótimos para a voz humana e funcionam muito bem em grandes eventos, como shows, palestras e afins. Essa seria uma excelente escolha para convenções, já que, de quebra, não causa aquela microfonia terrível (o barulho alto que o microfone faz ao chegar perto da caixa de som) no meio de uma palestra.

Já os condensadores são ótimos para estúdios de gravação e foram projetados para conseguir distinguir sons com riqueza de detalhes. Ao usá-los, é importante usar o retorno intra-auricular para evitar as microfonias. Além disso, precisam estar conectados à energia elétrica para funcionarem.

Por fim, tenha em mente se serão necessários microfones com ou sem fio para o seu evento. Os com fio são mais independentes por não dependerem de bateria. Porém, permitem menos mobilidade e ainda podem causar acidentes caso os fios se embolem. Assim, ele é ideal para grandes eventos em palcos que sejam duradouros e que os palestrantes terão pouca movimentação. Já os sem fio, são bons para usos curtos e que tenham grandes interações. Caso seja preferível a versão sem fio, certifique-se de que há microfones reservas para que as baterias fiquem recarregando enquanto outros são utilizados.

Assim como outros detalhes, a escolha certa de microfones para eventos são importantes para garantir a qualidade da programação planejada. Para que uma sonorização seja bem feita, há diversos detalhes que devem ser observados. Mas, para facilitar o processo, uma equipe especializada em sonorização saberá definir quais os melhores equipamentos para a excelência do seu evento.

 

Inscreva-se no nosso blog