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Como planejar uma convenção de vendas

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Um bom evento começa a ser estruturado com antecedência e exige atenção a alguns detalhes para que tudo saia como o planejado.

Realizar um evento para reunir toda a equipe de vendas é uma excelente oportunidade de reavaliar as conquistas obtidas durante o ano e traçar metas e diretrizes para o próximo período. Mas, para que tudo aconteça da melhor forma possível, os preparativos devem começar bem antes e o real desafio é como planejar uma convenção de vendas com maestria.

É claro que o principal objetivo do encontro é sempre buscar responder como vender mais e melhor. Por isso, o foco ao planejar uma convenção de vendas deve estar em como apresentar novas metas e estimular a equipe a alcançar resultados de forma lúdica e assertiva. Saber equilibrar uma programação técnica e uma comportamental também é de extrema importância. Os vendedores, gerentes e diretores sempre estão dispostos a falar sobre vendas, metas e estratégias, mas diferente de todos os outros dias do ano, a ideia é fugir do tradicional para que todos saiam motivados e sabendo o caminho a seguir.

Tenha sempre em mente que um evento desses não deve se tornar assunto do escritório apenas na semana da sua realização. Quando mais a equipe sentir que é parte ativa do planejamento da convenção de vendas, melhor será. Não deixe de perguntar para os profissionais quais são os assuntos que mais os interessam, divulgue com cartazes pelos corredores e newsletters. A ideia aqui é instigar ao máximo a curiosidade das pessoas.

A partir de todas as sugestões, é hora de definir o tema do evento. Ao planejar uma convenção de vendas, é importante saber o momento em que a empresa se encontra e quais são os objetivos a serem enfrentados para, assim, escolher quais serão as atividades e convidados a participarem no dia. Palestrantes são ótimas opções para mostrar casos reais de superação, motivando os profissionais com histórias próximas à realidade deles.

Mas, lembre-se: efetividade é a palavra que deve nortear as apresentações. Relacione sempre as mensagens-chave de cada palestra e organize atividades que durem de 30 a 40 minutos. E é exatamente por isso que planejar uma convenção de vendas é o passo mais crucial para o sucesso do evento.

Outra dica importante é ter em mente a interatividade ao longo do evento. Instigue os sentidos do seu time com o uso de vídeos e músicas que conversem com o tema para prender a atenção dos participantes. Faça uma decoração temática para a ocasião – isso fará com que sua equipe mergulhe de verdade na atmosfera do evento e que a experiência seja única.

Como em todas as áreas da vida, é sempre bom dosar o trabalho e o lazer. Por isso, reserve espaço na agenda para a interação social. Nesses momentos, todos se divertem e ainda têm a chance de trocarem informações entre eles.

Para fechar com chave de ouro, planeje um gran finale para sua convenção de vendas. Shows, churrascos, happy hours, eventos colaborativos são boas opções. Seu time precisa estar engajado e motivado no final do evento. Se for possível, convide outras áreas da empresa para fazer parte do encerramento. Afinal, sua equipe de vendas sempre precisa do suporte de todos.

Levando em consideração a vontade dos colaboradores, mantendo a coerência das atividades com o tema proposto e reservando um espaço para a sociabilização com um final bem elaborado, planejar uma convenção de vendas parecerá mais fácil que imagina.

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