Blog

Tipos de TV para evento: qual a diferença de cada um?

R1

A televisão é um item que existe em praticamente todas as casas do mundo e, desde sua criação, ela já evoluiu bastante. Plasma, LED, LCD, são diferentes tipos de imagem, qualidade que podem acabar confundindo um usuário comum. Mas, quando a necessidade de uso é profissional, é importante saber a escolha certa. Por isso, descomplicamos as definições dos tipos de TV que existem no mercado.

Além de modelagem distinta, os aparelhos de televisão variam entre si em relação à nitidez da imagem. Claro que todo mundo gostaria de adquirir o modelo com melhor resolução, mas nem sempre essa é a opção ideal para o tipo de uso. Antes de definir o tipo de televisor, é importante avaliar a iluminação do espaço em que ela ficará. Confira:

 

TV de LED

Como todos os eletrônicos feitos com LED, esse tipo de TV consome menos energia. Suas cores são mais vivas e oferecem um contraste melhor. Mas, essa diferença em relação a outros tipos fica mais visível em modelos acima de 32"; em TVs menores, fica praticamente imperceptível. Os aparelhos de LED, por serem menos refletores, podem ser tranquilamente usados em ambientes mais ou menos iluminados.

TV de LCD

Perfeito para ambientes bastante iluminados, a TV de LCD tem uma superfície pouco refletora, o que atrapalha menos a visão do que projeta. Seu consumo de energia também é baixo, mas seu ângulo de visão é limitado. Isso significa que, dependendo do lugar que uma pessoa estiver sentada, não será possível ver a imagem direito.

Dessa forma, caso exista a possibilidade de algum espectador ficar localizado na lateral da tela, evite optar por modelos de LCD para seu evento ou escritório.

TV de OLED

Modelo mais moderno do mercado, as TVs de OLED possuem imagens mais nítidas, com cores e contrastes que se destacam. Como não precisam de lâmpadas, seus modelos são mais finos e alguns chegam a ter a tela um pouco curva. Dificilmente, é possível encontrar um modelo deste tipo menor do 55".

Levando em consideração sua tecnologia avançada e sua qualidade, esses modelos costumam ter um valor alto para aquisição e não são muito comuns em empresas de aluguel de equipamentos.

TV de Plasma

Bastante conhecido, esse tipo de TV oferece extrema fidelidade de cores, porém esse tipo é o menos indicado para ambientes claros, porque sua tela é feita de vidro e reflete luz com facilidade. Por ser de um modelo mais antigo, os televisores de plasma consomem mais energia e tendem a ser mais pesados que os outros tipos.

Quais as diferenças de resolução de TVs?

Além do tipo de tela, a característica mais importante para se levar em consideração na hora de escolher um televisor é sua resolução. É ela que indica a quantidade de linhas e colunas de pixels que compõem uma imagem exibida na tela. Quanto maior o número de pontos por polegada de tela, melhor a qualidade da transmissão.

TV HD e Full HD

Neste caso específico, o que indica a diferença entre os dois modelos de resolução é a quantidade de pixels que o televisor contém. A sigla HD remete à High Definition, ou seja, alta resolução. Aparelhos desse tipo possuem 720 pixels, que já é uma qualidade bem superior aos 480p de televisores convencionais antigas.

Já os televisores Full HD têm uma qualidade de imagem ainda melhor: sua resolução é de 1080p. Nestes modelos, você obtém um aproveitamento total da imagem, com ótimo refinamento de contraste e textos absolutamente nítidos. Porém, esses recursos só serão plenamente aproveitados caso o sinal recebido seja digital e se a conexão for feita via HDMI.

TV 4K ou Ultra HD

Depois dos modelos Full HD, o mercado de televisores ganhou mais uma super qualidade de resolução: os aparelhos 4K. Esses modelos garantem uma definição quatro vezes maior do que sua antecessora, com 2160p.

De início, a primeira diferença percebida é que modelos de televisão 4K possuem uma redução considerável no efeito de pixelização. Com elas, a distância mínima exigida entre o espectador e a TV foi diminuída, já que mesmo de muito perto, se torna possível enxergar a imagem com qualidade total. Já experimentou se aproximar da sua TV e ver como fica a imagem?

O que mais deve ser levado em consideração?

Com a tecnologia avançada que temos hoje em dia, as novidades não param de surgir no mercado. Os modelos mais recentes possuem tela touchscreen, que permite a navegação através de toques na tela, sem a necessidade de controles remotos. Em modelos mais recentes ainda, a novidade é o multi touch, que reconhece diferentes toques concomitantes na tela do televisor. Isso, garante uma interação diferente com o aparelho, possibilitando, por exemplo, o movimento de pinçar uma imagem para dar zoom ou distanciar.

Agora que você já sabe a diferença entre os diferentes tipos de TV e suas resoluções, não será difícil escolher o modelo ideal para o seu evento ou para seu trabalho. Caso não se sinta seguro para adquirir uma TV para ficar no escritório, busque empresas de aluguel de equipamentos e evite gastos excessivos com itens que depreciam e se tornam obsoletos com rapidez.

Aguarde que em breve publicaremos mais sobre as telas touchscreen e multi touchscreen.

Conheça um pouco mais sobre projeção aqui. 

 

Inscreva-se no nosso blog