Blog

Tela touch ou multi touch para evento corporativo?

R1

Apesar de os primeiros relatos de telas sensíveis ao toque remeterem a 1965, só foi nos anos 90 que os aparelhos se popularizaram com essa tecnologia. De lá para cá, o conceito das telas touch screen evoluiu bastante e já encontramos opções sensíveis a diferentes toques concomitantes.


De diferentes tipos, as telas Touch Screen já são comuns em aparelhos celulares, como os smartphones que vemos hoje em dia no mercado, assim como em monitores de computador e televisores. Para saber mais sobre o assunto, separamos os principais pontos sobre esse nicho de mercado.


O que é a tecnologia touch screen?
De forma resumida, o Touch Screen é uma tela sensível ao toque. Isso significa que, além de podermos ver o que aparece no monitor, também podemos tocá-la e ela responderá ao comando feito. Esse tipo de tecnologia integra não só sensores na tela, mas também programas e interfaces específicas para entender o que está acontecendo.

Existem dois tipos principais de telas que podem ser controladas ao toque, as resistivas e as capacitivas. O primeiro tipo foi a tecnologia mais utilizada quando as telas Touch Screen chegaram ao grande público. Elas funcionam através da pressão na tela que é reconhecida e traduzida como um comando específico. Pela forma como ela é produzida, ela precisa de canetas específicas para que o movimento seja reconhecido ou, então, que se aplique uma pressão mais intensa ao tocar com a mão.

Já a tecnologia capacitiva é a que utilizamos nos iPhones e iTouchs. Ela funciona a partir de uma camada carregada de eletricidade, conhecida como camada capacitiva, posicionada sobre o painel do monitor. Ao se tocar nessas telas, partes desses elétrons é transmitida para o seu dedo, como se fosse um pequeno choque imperceptível. O computador, então, entende essa pequena descarga de eletricidade e calcula as coordenadas, que então são traduzidas como um comando para a tela do computador.

Hoje em dia, computadores e smart TVs já fazem uso dessa tecnologia e permitem ao usuário uma interatividade e praticidade maiores com o aparelho que usam, sem depender de mouses ou controles remotos.

Como funciona a tecnologia multi-touch?
Na prática, toda tela multi-touch é uma tela Touch Screen, mas o inverso não se aplica. Enquanto os sistemas mais simples reconhecem somente um toque de cada vez, os multi-touch reconhecem diferentes toques ao mesmo tempo. O exemplo mais comum é o movimento de pinça que usamos no celular para aplicar zoom às fotos.

Mas, a tecnologia multi-touch vai muito além do zoom. A Apple, por exemplo, a utiliza bastante em seus touchpads de notebooks, permitindo toques diversos que correspondem às mais variadas funções, como rolar a página, acessar à área de trabalho, entre outras.

Touch ou multi-touch: o que usar em um evento?
Quando pensamos em um evento, só poderemos escolher entre telas Touch Screen ou multi-touch se pararmos para analisar o uso que daremos à esses objetos. No caso de apresentações que fazem uso de telas ou pequenos slideshows sendo transmitidos em tablets, a tecnologia Touch Screen atenderá ao que se é proposto.

Porém, se a intenção é promover alguma atividade mais interativa, que envolva uma exploração maior de conteúdo, a multi-touch possibilitará uma experiência mais produtiva. Jogos colaborativos, em que os participantes competem entre si, por exemplo, são ótimas oportunidades de criar engajamento e exigem softwares específicos, assim como uma tela multi-touch compatível.

Agora que você já entende como funciona os diferentes tipos de tecnologia para telas Touch Screen, a escolha do melhor tipo de aparelho para seu evento será feita com muito mais segurança e efetividade.

Entenda um pouco mais sobre projeção aqui.

Inscreva-se no nosso blog