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Storytelling na construção do evento

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O storytelling, como sua tradução já indica, é uma técnica que trabalha o ato de contar histórias. E, no marketing, essa estratégia é usada para cativar um público específico com técnicas que já usamos desde os primórdios do ser humano. Se pararmos para pensar em um evento como uma história a ser contada esse método pode ser bastante benéfico. Buscando atingir o objetivo da melhor forma possível, o storytelling para evento pode ser uma ferramenta importante para construir um planejamento surpreendente.

Assim como uma história comum, um evento também tem seu começo, meio e fim. Mais do que palavras, num acontecimento desses, articula-se pessoas, imagens e espaços, sendo o tema contado o próprio planejamento. Sendo assim, o autor dessa história – o organizador – é o responsável por criar ritmo ao longo do cronograma para atingir um final memorável.

Por que devo pensar no meu evento como uma história?

Contar histórias é uma prática que o ser humano tem desde que surgiu e desenvolveu suas habilidade de comunicação. Por isso, é algo nato em todos e uma excelente maneira de envolver o público. Ao pensar em um evento, é desejado tocar o convidado de forma que ele se envolva completamente com o que está sendo proposto. E é exatamente nesse ponto que o storytelling entra tão perfeitamente.

Uma boa história costuma ser interativa, visual, tem um clímax que é capaz de despertar emoções, gerar diálogos e é apelativa aos sentidos. Consegue enxergar a relação disso com o seu evento? Ao organizá-lo, você já naturalmente se preocupa com as atividades que serão propostas, a cenografia, a discussão em volta de um tema. Por que não estruturá-lo de forma que o tornará mais eficiente ainda?

O storytelling para evento é uma forma de auxiliar na promoção dele sem que haja a necessidade de fazer uma propaganda direta. Seu uso pode não ser tão disseminado no universo de eventos, mas sua aplicação pode ser vasta. Da construção individual das apresentações de cada palestrante, às ações de divulgação nos períodos pré, durante e pós evento, até a definição da própria programação.

Como pensar em um storytelling para evento?

Ao se pensar em uma história que quer contar, por onde você começa? Isso mesmo, definindo qual é essa história que você irá contar. A partir daí, pense em uma estrutura apropriada para contá-la, levando em consideração características práticas do seu evento, como a duração, espaço físico e formato – ele será composto de palestras, workshops, dinâmicas?

Com a estrutura da história definida, você precisa pensar no público que irá recebê-la. Afinal, a comunicação deve ser 100% voltada à ele para obter o sucesso desejado. Tendo esses elementos à vista, fica fácil passar para o desenvolvimento da história.

Ao usar o storytelling para evento, é importante imaginar seu cronograma como os elementos que irão compor sua história, afinal sua narrativa será a forma como cada um desses elementos será interligado. Você deve criar algo que envolva os convidados para que eles fiquem animados e empáticos em torno do que foi proposto.

Confira algumas dicas de como estruturar a organização do seu evento de acordo com estratégias do storytelling:

- Parta do começo

O começo de uma história é que irá ditar o ritmo e o clima dela. No caso dos eventos, o seu princípio não necessariamente está no início dele propriamente falando. Será seu planejamento que definirá se ele partirá ou não do período pré-evento, por exemplo.

Ao começar a contar uma história, você introduz a audiência, explicando o contexto e descrevendo o ambiente. Dessa forma, você pode facilmente aplicar o storytelling durante a divulgação do seu evento, buscando deixar seus público extremamente interessado em continuar em contato com essa história.

- Desenvolva os personagens

Na história do seu evento, os personagens serão todos aqueles que estarão envolvidos no desenrolar dela. Assim, os convidados que irão compor sua programação e até mesmo os participantes têm um papel fundamental no seu storytelling.

Apresente aos convidados todos os detalhes que eles devem conhecer dos personagens. Conte a história dos palestrantes, das mesas redondas, do organizador do evento. Faça com que eles sejam cativantes e que quem está absorvendo essa história se identifique com esses nomes. Tenha em mente: o ponto principal aqui é fazer com que esses elementos sejam lembrados por todos que acompanham a história.

- Saiba utilizar o suspense a seu favor

Uma boa história precisa ter uma dose de suspense que leva o público ao clímax. É esse ponto que irá cativar a audiência e garantir que ela fique até o fim da sua narrativa. Pense na distribuição da sua programação de maneira a criar diferentes níveis de excitação e suspense.

Busque pausas durante os pontos altos do cronograma, assim como mantenha a programação à vista para que o que está por vir seja esperado. Já é comum eventos criarem aplicativos que soltam notificações quando uma nova palestra irá começar. Tem gatilho mais eficiente do que um que fica na mão de todos os participantes?

- Faça uma conclusão memorável

De nada adianta uma boa história com um começo e um meio excelentes, se o final deixa a desejar. Pense no final do seu evento como uma progressão natural da jornada que foi construída até então. Adicionar elementos surpresa pode ser uma boa estratégia para encerrar tudo com um toque a mais.

Mas, independente disso, é importante garantir o encerramento das discussões geradas no espaço com um pós evento que construa uma conclusão clara do evento, seja com um fórum de debates do que foi proposto ou então com uma pesquisa pós evento.

Ao fazer o planejamento do seu evento, tente imaginá-lo como uma história que você irá contar para um grande público e tente amarrar tudo de forma a ter ritmo e suspense suficientes para gerar o sucesso desejado. O storytelling para evento pode ser uma ferramenta interessante para dar um toque a mais ao seu evento.

 

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