Blog

Realidade Virtual como nova forma de comunicação e interação

R1

Dizer que a realidade virtual fará parte do cotidiano das pessoas não é novidade. O assunto tem sido pauta dos principais eventos de tecnologia e comunicação e promete movimentar cerca de US$ 108 bilhões globalmente até 2021. E no universo comercial, esse novo recurso tem um potencial de oferecer uma nova forma de comunicação e interação.

Com sua capacidade de oferecer inúmeras possibilidades ao usuário, a realidade virtual permite que quem a utiliza se insira "dentro da interface" de um computador. Em outras palavras, ela coloca o ser humano dentro do mundo digital.

Como funciona a realidade virtual?

A realidade virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário através de um ambiente virtual criado a partir de um sistema computacional. Ele induz efeitos visuais, sonoros e até táteis em um ambiente simulado.

Com o uso de objetos como os óculos que têm feito sucesso com a Samsung, essa ferramenta tem a possibilidade de levar o usuário para um mundo digital e imersivo. Com ela, é possível se transportar para o outro lado do mundo sem sair do sofá de casa.

Além de ser uma ótima possibilidade de entretenimento, a realidade virtual é considerada uma tendência para negócios e vendas. Hoje em dia, por exemplo, já existem aplicativos que permitem fotografar um cômodo de casa em 360º para que o usuário possa colocar móveis em 3D no ambiente.

Outro exemplo bastante interessante acontece no mercado imobiliário, em que se torna possível visitar mais de um apartamento em um curto prazo de tempo, sem que o cliente precise, de fato, se locomover para diferentes locais da cidade.

Seja para auxiliar em uma venda ou para apresentar uma nova forma de jogar vídeo games, a realidade virtual oferece uma experiência diferenciada para os consumidores, aumentando a janela de oportunidades e agregando valor ao seu produto ou serviço.

Levando em consideração seu lado interativo, projetos de VR permitem a criação de protótipos mais reais e interativos com um custo menor do que criar a prototipagem física. Quanto melhor for a experiência do usuário com seu produto ou serviço, mais fácil será para levá-lo para o fundo de um funil de vendas.

Oferecendo uma possibilidade única de misturar o universo digital e real, a realidade virtual oferece uma nova forma de se comunicar com os clientes, oferecendo uma experiência lúdica e interativa, que agregará um valor significativo à sua marca.

 

Inscreva-se no nosso blog