Blog

Principais tendências de projeção audiovisual e como utilizá-las da melhor maneira

R1

As projeções já são muito conhecidas do mercado de audiovisual. Elas são imprescindíveis na realização de qualquer evento e tem criado novas possibilidades a cada ano com o surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas.

Mas com uma infinidade de tipos de projeção, como saber o que é melhor para o seu tipo de evento e o seu tipo de público?

Conheça as principais tendências de projeção audiovisual e como utilizá-las da melhor maneira.
Projeção mapeada

A projeção mapeada nada mais é do que projetar imagens sobre uma superfície, seja ela qual for – plana, irregular, horizontal, vertical, curva. Ela pode ser tão simples como efeitos de imagem projetados em paredes em ambientes internos, ou tão complexa como vídeos em prédios e paisagens industriais.

Isso tudo para envolver ainda mais o público através de simulações visuais. A ideia é usar a tecnologia para manipular a luz em superfícies diversas e transformar o que é comum em displays 3D. É algo como pintar com luz – colocar texturas, cores e, até mesmo, sentimentos, em qualquer ambiente.

E absolutamente qualquer coisa pode ser projetada. Sejam imagens estáticas, vídeos, logos.

Benefícios da projeção mapeada:

Mais envolvimento e engajamento do público

  • Criação de experiências visuais e sensoriais
  • Momentos memoráveis a qualquer evento
  • É extremamente compartilhado nas redes sociais
  • Aumenta a publicidade
  • Transforma qualquer ambiente
  • Pode ser utilizada em absolutamente qualquer superfície, em ambientes internos ou externos
Projeção interativa

A projeção interativa pode ser considerada uma evolução da projeção mapeada. Ela tem os mesmos princípios da anterior, mas permite a interação do público com o que está sendo projetado. Suas imagens se movimentam através dessa interação. Isso se torna possível através de sensores nos projetores.

Dois tipos de aparelhos possibilitam esse tipo de interatividade: o projetor DLP e o projetor infravermelho. O primeiro projeta alguns padrões que são detectados por uma caneta interativa. Quando os dois estão conectados, o projetor DLP consegue entender os movimentos.

Já o segundo tem um processo um pouco mais simples, já que conta com uma câmera especial por trás de suas lentes. A caneta interativa, então, reflete luz infravermelha para essa câmera, que capta os movimentos.

Esse tipo de tecnologia pode ser utilizada desde grande eventos até reuniões corporativas e palestras, sempre envolvendo o público.

Entre os seus benefícios estão:

Manter o interesse do público

  • Criar experiências ainda mais profundas e marcantes
  • Muito mais flexibilidade
  • Possibilitar a interatividade
  • Também é ótimo para a publicidade
  • Completamente compartilhável
  • Envolve ainda mais o público no que é proposto

Entendendo um pouco mais sobre essas tendências do mercado audiovisual fica ainda mais fácil entender o que é ideal para cada tipo de evento, e como as novas tecnologias podem criar experiências extremamente marcantes.

O acesso a projetores para projeções mapeadas e interativas é simples: é só procurar um bom fornecedor de locação de equipamentos. Essas empresas contam com equipes profissionais e especializadas para ajudar você a fazer as melhores escolhas e oferecer o melhor custo-benefício.

Agora, é só planejar o seu evento e esperar o retorno do público!

Inscreva-se no nosso blog