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Planejando a iluminação de evento corporativo

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A iluminação de um evento corporativo é um dos elementos fundamentais para garantir a boa realização dele. Isso acontece porque o projeto lumínico é o responsável por determinar o clima e a atmosfera do evento. Por isso, é importante levar alguns pontos em consideração durante esta etapa do planejamento.

A luz, independente de ser artificial ou natural, é capaz de gerar os mais diversos efeitos sensitivos com diferentes tonalidades, cores e movimentos. Exatamente por esse motivo, a iluminação deve ser trabalhada de maneira diferente para cada tipo e estilo de evento.

Separamos um passo a passo para que você possa se organizar e planejar adequadamente a iluminação de seu evento corporativo.

  • Defina o tema, horário e localização do seu evento

Essa etapa pode parecer não ter muita relação com um projeto lumínico a primeira vista, mas, na realidade, é um dos itens principais. Isso porque sua escolha deve ser baseada nesses três aspectos. Caso o evento ocorra durante o dia, a intensidade das luzes será menor, assim como o oposto acontece para algo que será realizado durante a noite. O mesmo se aplica à espaços abertos ou fechados.

No que diz respeito ao tema, o projeto de iluminação será responsável por definir a atmosfera que será presente durante toda a realização. Caso a proposta seja um evento mais animado, a utilização de luzes mais coloridas e com uma maior movimentação fará mais sentido; da mesma forma, para eventos mais formais, o ideal é optar por cores mais claras e sóbrias.

  • Dê atenção à capacidade elétrica

Cada rede elétrica possui uma capacidade e, caso o planejamento lumínico ultrapasse esse limite, pode-se ocorrer quedas de luz, curtos-circuitos, falha em equipamentos e, até mesmo, provocar algum dano neles. Já imaginou o prejuízo de ter uma pane elétrica no meio do seu evento corporativo? É sinônimo de fracasso na certa.

  • Incorpore a iluminação à cenografia

Ao invés de utilizar o projeto lumínico apenas como um elemento básico do evento, pense nela como uma parte integrante da cenografia. Posicionar corretamente os pontos de luz pode fazer com que objetos decorativos, assim como elementos focais, recebam a devida atenção e destaque.

Nesse sentido, verifique também a existência de objetos e superfícies refletoras para evitar um foco de luz direto que acabe incomodando a vista dos participantes.

E, para garantir que tudo funcionará como o esperado, é importante escolher empresas com experiência no mercado que possam oferecer os aparelhos mais variados e da melhor qualidade.

  • Planeje a sonorização do evento com antecedência

Como todos os tipos de evento contam com uma sonorização ambiente, é interessante passar toda a lista de músicas para a empresa responsável pelo projeto de iluminação do seu evento para conseguir uma sincronização perfeita entre luz e som. Isso será importante para criar um senso de união entre todos os elementos que fazem parte do evento.

Para músicas mais agitadas, efeitos bem movimentados e variados pode casar muito bem. Mas, para sons mais calmos, optar por uma iluminação indireta pode oferecer um bom resultado sem comprometer o clima suave da festa.

  • Tenha sempre um plano B

Quando trabalhamos com equipamentos elétricos, é sempre importante ter opções reservas na manga. Afinal, uma lâmpada sempre pode queimar ou algum disjuntor pode parar de funcionar. Contar com um material reserva pode ser o diferencial para garantir o sucesso do seu evento.

E lembre-se: o ditado já dizia que o seguro morreu de velho. Por isso, sempre considere ter um gerador do lado de fora caso aconteça uma queda repentina no fornecimento de energia.

Dando atenção à esses detalhes, com certeza o projeto de iluminação do seu evento corporativo contribuirá intensamente para potencializar o bom resultado dele. Bons equipamentos e um planejamento meticuloso são os pontos-chave na hora de definir um projeto lumínico. Contrate sempre profissionais e fornecedores com experiência.

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