Blog

Passo a passo de como fazer uma projeção mapeada

R1

A projeção mapeada tem ganhado cada vez mais destaque no universo de eventos. Não só pela sua versatilidade, como também pela sua capacidade de causar um encantamento nos convidados. Mas, para atingir o objetivo esperado, é importante seguir alguns passos essenciais no desenvolvimento do video mapping.

Para quem ainda não é tão familiarizado com essa tendência, a tecnologia é usada para projetar objetos bi e tridimensionais em superfícies irregulares. Isso significa que qualquer área, seja fachada de estabelecimentos, árvores, palcos e outras, pode servir como tela para o projeto audiovisual. Entenda melhor como funciona:

O que é necessário para fazer uma projeção mapeada?

Apesar de ser extremamente flexível, permitindo a criação de cenários diversos, a projeção mapeada exige o envolvimento de pessoas especializadas na sua produção, já que só assim é possível garantir um bom resultado. A partir disso, é necessário mapear o local escolhido para a projeção e criar o conteúdo que será exibido com o auxílio de um software especializado.

Para que os encaixes sejam perfeitos, uma réplica da superfície é criada digitalmente, de forma a ser possível estudar as quebras de imagens e o tempo de exibição que cada projetor terá de acordo com seu posicionamento. Somente através desse ambiente virtual é que será possível ajustar as imagens ao local em que irá recebê-las.

Quais são os passos do desenvolvimento de uma projeção mapeada?

Pela sua complexidade de criação, a criação de um projeto de video mapping inclui algumas etapas fundamentais para a garantia de um bom resultado. Seguindo este passo a passo, certamente seu evento ganhará valor.

1. Visita de campo

A visita de campo deverá acontecer antes mesmo de definir quem será a equipe contratada para desenvolver o projeto. Isso se dá porque somente analisando a complexidade da superfície escolhida para a projeção mapeada é que será possível criar um orçamento.

Em um segundo momento, a presença física no espaço em que acontecerá o evento será necessária para criar a versão digital do local que receberá a projeção. Medidas, quebras, cores e iluminação ao redor são detalhes que influenciam positiva ou negativamente no resultado final do projeto.

A escolha do local é um detalhe bastante importante a se considerar na definição do projeto. Dê preferência a fachadas com vários detalhes para permitir a criação de efeitos mais interessantes. Além disso, superfícies mais escuras podem alterar o resultado final da imagem.

2. Criação do conteúdo

Com a criação e desenvolvimento do conteúdo em formato 100% digital, é possível realizar qualquer tipo de projeto audiovisual desejado. Seja com o uso de imagens concretas ou modelos de animações tridimensionais. Para isso, softwares especializados irão automatizar a animação do conteúdo de acordo com o briefing passado e o conteúdo fornecido.

3. Montagem

A montagem da estrutura e do projetor deve ser feita com antecedência para permitir testes e consequentes ajustes caso seja necessário. Existem superfícies, inclusive, que exigem um tempo de montagem superior à outras. Um exemplo disso são as fachadas, que possuem um nível de complexidade maior pela quantidade de detalhes.

4. Testes

Realizar testes é extremamente importante em um contexto que envolve a criação computadorizada de um projeto e o nível de complexidade e detalhismo de uma projeção mapeada. Assim, caso surjam erros ou inconsistências, a correção pode ser feita antes da data oficial do evento.

Para projeções de fachada, o indicado é que se faça mais de um ensaio, com cerca de uma semana de antecedência. Já no caso de projeções menores, apenas um ensaio se faz suficiente.

Seguindo essas etapas, sua projeção mapeada acontecerá sem surpresas negativas e causará o efeito deslumbrante desejado. Impressione seus convidados com um projeto audiovisual dinâmico e surpreendente.

 

Inscreva-se no nosso blog