Blog

O que é e como usar vídeo wall nos eventos

R1

Conseguir captar toda a atenção do público é o principal desafio e objetivo durante qualquer evento. Seja em uma convenção fechada ou em uma feira aberta ao público, todas as empresas querem o foco para si. O video wall, técnica que cria grandes painéis com diferentes monitores, é uma excelente maneira de captar o olhar de todos.

Por ser extremamente versátil, o display wall, como também é conhecido, permite apresentar imagens e informações em diversos formatos. Por isso, sua popularidade tem chamado atenção no universo do eventos e projeção audiovisual.

O que é video wall?

O video wall nada mais é do que duas ou mais telas dispostas de forma que, juntas, criam um painel muito maior. Sua qualidade é considerada superior à de um painel de LED e os efeitos causados são variados.

Podendo ser disposto em colunas, paredes inteiras, topos de estandes de vendas, o video wall é montado de forma que cada tela irá mostrar uma parte do conteúdo de maneira sincronizada, formando um único vídeo, dando a impressão de uma tela imensa.

Para que um painel seja, de fato, considerado um video wall, uma única imagem deve ser exibida, divida em partes em cada tela. Isso é feito através de um sistema específico que quebra a projeção de maneira correta para cada televisor.

Por conta disso, é importante que todas as telas de uma display wall sejam iguais, com o mesmo tamanho e de mesma resolução para não haver diferenças entre partes de uma mesma projeção. Caso seja exibida uma imagem diferente em cada tela, a atenção do público fica desfocada e o objetivo principal não é atingido.

Como escolher e instalar um video wall?

Existem várias configurações de video wall que funcionam para diferentes tipos de objetivos. Mas, um item que é comum a todos os formatos é que a borda das telas deve ser o mais fino possível. Isso acontece porque, quanto mais próxima uma imagem da outra, melhor será o resultado final. Em casos de bordas muito largas, a "quebra" da imagem fica muito aparente.

Outro fator importante é conhecer bem o local onde o video wall será instalado. Cada tipo de espaço, exige uma forma de instalação e permite mais variações de configuração.

Confira os tipos de video wall e veja qual melhor se encaixa para seu objetivo e lugar:

Matriz Quadrada

Na configuração quadrada, o número de colunas de telas é igual ao número de linhas, por exemplo 2x2, 3x3 e assim por diante.

É a forma mais simples de se fazer um video wall, porque não há a necessidade de criar um formato de vídeo específico e nem mexer na sua configuração. Costumam ser bastante utilizadas como painéis de fundo de palco, estandes e lojas comerciais.

Portrait

Excelentes para cobrar paredes ou colunas de cima a baixo, esse formato é criado com apenas uma coluna de telas, como por exemplo 2x1, 3x1, etc. Já imaginou projetar uma pessoa em tamanho real para interagir com o seu público?

Landscape

É o inverso do formato portrait. São usadas diferentes telas dispostas em linha (1x2, 1x4, etc) e funcionam muito bem para serem usadas como vitrine digital na parte superior de lojas e estandes.

Mosaico

Este formato certamente é o que causa mais impacto e impressiona mais por ser uma experiência fora do convencional. Nele, as telas são dispostas de forma irregular na parede, criando formas diferentes.

Nestes casos, é obrigatório a utilização de um software específico para realizar a configuração correta do sistema. Só através de uma configuração específica é que se faz possível dividir a imagem de forma correta para a projeção não quebrar.

Como você já percebeu, o video wall é uma excelente ferramenta para causar impacto visual e trazer o foco da atenção para o seu espaço no evento. Além de extremamente eficaz, ainda é capaz de impressionar positivamente.

 

Inscreva-se no nosso blog