Blog

Iluminação profissional: saiba como contratar

R1

A iluminação é um dos fatores mais influenciadores em um evento. Ela é capaz de transformar o ambiente em um espaço incrível ou, então, alterar totalmente o clima planejado. Por isso, ao contratar uma iluminação profissional, é importante se atentar a pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Por ser algo tão abrangente – afinal, é importante ter iluminação no espaço todo –, pode parecer bastante complicado criar um projeto e contratar uma empresa responsável pela parte de luz do evento. Mas, existem alguns pontos importantes que ajudam a nortear a escolha.

Confira nossas dicas:

Tenha já definido o tema do evento

O projeto de iluminação de um evento contribui fortemente para a cenografia do espaço. Por isso, ter o tema do evento em mãos é importante para garantir que tudo fique em sintonia. Afinal, não combinará de forma alguma uma iluminação totalmente colorida para uma convenção de negócios sóbria e mais formal. Da mesma forma, tons mais infantis não funcionam para feiras comerciais ou festas de casamento.

Dependendo do evento, a própria iluminação pode fazer papel decorativo com jogos de luzes, desenhos e efeitos. Por isso, já ter a proposta do evento definida e saber explicá-la detalhadamente para a equipe contratada fará toda a diferença.

Saiba qual será a trilha sonora

Em muitos casos, sincronizar os efeitos de luz com o som ambiente pode provocar um efeito extremamente positivo. Além de demonstrar um planejamento anterior, passa uma maior sensação de harmonia no ambiente, melhorando a impressão que os participantes terão enquanto estiverem naquele espaço.

Agende visitas técnicas

A iluminação de um evento trabalha com a experiência sensorial do público. Por isso, é fundamental que a empresa contratada pela iluminação vá ao local do evento antes de seu acontecimento. Só dessa forma o profissional poderá avaliar previamente a rede elétrica e evitar riscos.

A visita também servirá para mostrar como será a decoração, pois a iluminação deverá estar em sintonia com os itens que irão compor o local. Deixe claro o uso de objetos de vidro, metal ou espelhos para que o iluminador faça um planejamento, evitando que as luzes reflitam nesses materiais, causando efeitos que não favoreçam a ambientação.

Não deixe de marcar uma data para realizar testes de luz. Afinal, tudo precisa ser avaliado nos mínimos detalhes antes que o evento comece para que qualquer problema seja corrigido antes do dia principal.

Seguindo essas dicas simples, você com certeza conseguirá contratar uma iluminação profissional para o seu evento com a garantia de que irá alcançar o objetivo traçado no planejamento.

 

Inscreva-se no nosso blog