Blog

Holografia em eventos e shows

R1

Que recursos tecnológicos oferecem possibilidades infinitas para diversas áreas não é surpresa para ninguém. Video mapping, realidade virtual e projeção interativa são só alguns exemplos de ótimos recursos inovadores para eventos. Neste contexto, a holografia tem ganhado um espaço de destaque e oferecido mais uma possibilidade para surpreender.

Com a capacidade de reproduzir imagens em três dimensões, a projeção holográfica tem sido um recurso utilizado em shows – já foi feito um show do Cazuza em que um holograma do cantor fez as vias de vocalista – feiras e até mesmo desfiles de moda – a marca Ralph Lauren utilizou hologramas de modelos em uma passarela projetada sobre um lago.

O que é e como funciona a projeção holográfica?

De forma objetiva, o holograma é uma imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. Essas imagens são formadas graças à propriedade ondulatória da luz, que permite que raios se movimentem e formem a noção de realidade do que está sendo projetado.

Por isso, para um holograma funcionar, é necessário a propagação de uma fonte de luz em uma direção, como um raio laser, por exemplo. Esse raio de luz será dividido em dois feixes e, com o uso de um filme hipersensível, um deles irá iluminar o objeto refletindo sobre o filme, enquanto o outro ilumina diretamente o local em que será exibido o holograma.

Pode parecer complexo, mas essa tecnologia oferece uma gama de possibilidades de uso, gerando um impacto visual surpreendente com sua capacidade de misturar a projeção holográfica com o contexto real do espaço.

Como utilizar a holografia em eventos e shows?

Pela sua habilidade de projetar qualquer tipo de forma em três dimensões, estes hologramas funcionam muito bem para criar um ambiente cativante, que chame atenção e traga um elemento surpresa. Ao interagir com um espaço com projeção holográfica, o público se vê envolvido numa experiência única e interativa.

No universo musical, a holografia permite cenários infinitos e abre novas possibilidades. A mais tradicional de todas é ter apresentações com nomes da música que já faleceram, como aconteceu com o Michael Jackson em uma apresentação da Billboard em 2014. Mas, pensando além, é possível levar shows para uma quantidade maior de locais sem que haja a necessidade do artista principal estar fisicamente lá.

Para eventos e feiras comerciais, uma tecnologia bastante relevante é a de Holograma 360º. Com ela, uma projeção holográfica é feita sobre uma estrutura em formato 360º, permitindo ao público visualizar a personagem ou objeto de qualquer ângulo.

Esse tipo de projeção holográfica, apesar de limitar um pouco seu espaço de abrangência, funciona como um ótimo recurso para hologramas de produtos. Sabe aquele lançamento da sua empresa? Que tal exibir em 3D holograficamente para que todos possam interagir com ele?

Em um contexto um pouco mais extraordinário, já se tem utilizado hologramas de personagens humanas, em tamanho real, ao nível do chão, para servirem de recepcionistas ou relações públicas de empresas e eventos. Com o uso de sensores para detecção de movimentos, posição e fala, esse recurso poderá interagir dinamicamente com o público, dando informações solicitadas pelo utilizador, assim como servindo de guia orientador e fonte de informação útil. Quer impressionar desde o primeiro minuto? Já sabe como!

A projeção holográfica é sempre um bom recurso para encantar o público, chamar atenção e transformar seu evento comum em um espetáculo. Seja para exibir um produto ou para fazer vias de uma pessoa, o toque tecnológico oferece um diferencial antes inimaginável no cenário de eventos e shows.

 

Inscreva-se no nosso blog