Blog

Entenda porque o Gamification gera mais engajamento em eventos

R1

O gamification – estratégia que tem como pilar principal o uso de ações características de jogos para gerar engajamento e cativar a atenção do público – tem sido cada vez mais popular no universo de eventos. Afinal, o estímulo que uma brincadeira oferece torna qualquer atividade proposta mais atrativa.

Mas, num evento, as possibilidades são bastante variadas para se trabalhar com a gamificação. Tudo deve ser planejado de acordo com o objetivo que quer ser alcançado, o tipo de público e o evento em questão. Os resultados do gamification, quando bem aplicado, são bastante positivos. Veja como essa técnica é capaz de gerar mais engajamento em eventos:

  • Eficiência nos resultados

O uso da gamificação em treinamentos se mostra bastante positivo por conta de seu lado lúdico. Ao promover a sensação de diversão, a imersão dos participantes acaba acontecendo naturalmente enquanto os ensinamentos desejados são passados com tranquilidade.

Da mesma forma, ao participar do jogo, a vivência da pessoa a coloca frente a frente com a situação proposta e, por isso, ela acaba absorvendo o conteúdo de forma intuitiva e mais duradoura. Os jogos acabam se tornando uma experiência marcante e memorável.

  • Interação mais leve entre participantes

Em ambientes mais formais, é comum que todos coloquem amarras em seus comportamentos a fim de causar a melhor impressão possível. Afinal, um ambiente de trabalho sugere uma certa discrição. Por isso, ao inserir pessoas em um cenário de jogo, essas amarras sociais acabam se desfazendo e é fácil visualizar a verdadeira face de cada um.

Com toda uma equipe agindo de forma mais descontraída, o engajamento entre elas e os laços que são gerados como consequência acabam favorecendo o trabalho em equipe e criando uma nova situação de cooperação no dia a dia da empresa.

  • Clima suave e positivo

Em muitos casos, eventos corporativos podem acabar se transformando em uma obrigação à qual funcionários de uma empresa devem comparecer. Porém, ao oferecer um ambiente descontraído, jogos lúdicos e prêmios, o cenário muda e, quem está presente, vai com a intenção de aproveitar.

Isso, por si só, já otimiza o resultado obtido através do evento organizado. Dessa forma, além do gamification ser um ótimo aliado para traçar o curso natural da ocasião, ela também favorece a satisfação de quem estará presente.

  • Desejo de mudança positiva

De uma forma mais leve, o jogo acaba desenvolvendo no participante o ato de pensar se aquilo que ele fez não é o mesmo que realiza no dia a dia de trabalho. Isso significa que, além de aprender, a pessoa passa a aplicar o que foi praticado de forma natural, otimizando os processos de trabalho.

Já deu para perceber que o uso do gamification em eventos traz diversos benefícios, principalmente no que diz respeito ao engajamento e à transmissão de conhecimentos. Com um bom planejamento, essa estratégia será o diferencial do seu evento e os resultados serão muito mais bem sucedidos.

 

Inscreva-se no nosso blog