Blog

Diferença entre os diversos tipos de projeção

R1

O apelo visual é, certamente, um dos principais recursos utilizados para captar a atenção do público. Seja pela capacidade de ofertar diversas informações concomitantemente ou por oferecer movimento à objetos estáticos, a projeção é um recurso imprescindível no universo de eventos.

Mas, na hora de definir o projeto audiovisual, surge aquela dúvida: que tipo de projeção devo escolher para o meu evento? Vale investir em uma tecnologia mais recente para obter um valor agregado elevado ou o mais básico já dá conta do necessário?

Para saber responder todos esses questionamentos, é fundamental compreender como funciona cada tipo de projeção.

Como funciona a projeção em tela plana?

Considerada a mais básica de todas, esse tipo de projeção é aquele que faz uso de uma tela branca para exibir as imagens previamente criadas. Sem muitas possibilidades criativas, essa técnica permite uma menor flexibilidade, uma vez que se faz necessário todo um aparato estrutural para montar o telão e os projetores.

Esse tipo de projeção é bastante útil para apresentações de informações estáticas ou, então, para apresentações de apoio à palestras ou cursos. A iluminação do local deve ser planejada com antecedência para garantir uma visibilidade adequada, além de ser fundamental fazer um estudo prévio do posicionamento das telas e do público para que não haja ruído visual.

O que é projeção mapeada?

Em alta no universo de eventos, a projeção mapeada permite transmitir imagens em superfícies irregulares como paredes, palcos e construções. Bastante flexível, o projeto audiovisual é realizado através de um software específico que consegue encaixar as imagens de forma que elas interajam com o espaço em que serão exibidas.

Do ponto de vista criativo, essa técnica oferece mais possibilidades, assim como mais mobilidade, uma vez que qualquer espaço pode servir de "tela" para exibir essas imagens. A criação do projeto é feita externamente e os projetores são pequenos e fáceis de transportar.

Esse tipo de projeção funciona muito bem para criar efeitos cenográficos ou parar gerar um impacto visual intenso. Dificilmente serviria como apoio para apresentações e exige uma equipe qualificada e treinada para que tudo saia de acordo com o planejado.

Qual a diferença de projeção mapeada e projeção interativa?

Há quem ache que ambas técnicas são sinônimos, mas isso não é verdade. Enquanto a projeção mapeada oferece a possibilidade de exibir imagens em superfícies irregulares, a projeção interativa oferece a possibilidade de criar projeções audiovisuais que interagem com o público organicamente.

Assim como as outras técnicas, a interativa permite a projeção regulares e irregulares, porém com o bônus de ter a interação que recebe. De forma resumida, um sistema específico permite o visitante interagir diretamente com uma imagem ou vídeo enquanto câmeras infravermelhas captam os movimentos que são processados como comandos. Em outras palavras, o público funciona como um mouse que direciona a interação.

Dessa forma, fica perceptível que cada um dos tipos de projeção funcionam de forma diferente e podem ser utilizadas para objetivos específicos. Saber escolher qual técnica se aplica melhor ao seu objetivo é fundamental para otimizar a sua verba e causar o impacto bem sucedido desejado.

 

Inscreva-se no nosso blog