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Dicas para uma convenção de vendas de sucesso

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Organizar um evento anual requer atenção dobrada para oferecer novidades constantes e não cair em uma mesmice cansativa.

Todos os anos, já é de praxe que as empresas realizem um evento para reunir sua equipe de vendas e refletir sobre o que foi feito até então e se planejar para o que vem pela frente. Numa convenção de vendas, é certo que vendedores, gerentes e diretores vão querer discutir sobre conquistas, metas e estratégias. Porém, diferente do resto do ano, esse é o momento de falar sobre vendas de uma forma diferente e muito mais atrativa. Para quem organiza, fica o desafio: como fazer com que o evento seja um sucesso unânime?

O ponto de partida é o planejamento do evento. Por ser algo periódico, é importante que, a cada ano, a convenção de vendas ofereça atividades e atrações diferentes para que ela não se torne uma obrigação entediante. Para não ter erro, nada melhor do que pedir ajuda aos principais interessados na convenção: o time de vendas. Fazer com que eles participem do processo de escolha do tema e até indicarem palestrantes já faz com que eles fiquem com uma empolgação extra para o evento.

Com as sugestões, fica por conta da equipe organizadora definir o tema e criar em cima dele um slogan, logotipo, camisetas e brindes. É importante que os participantes sejam totalmente absorvidos pela convenção para que possam tirar o máximo de proveito dela. E, como tempo, nesses casos, significa dinheiro, é importante começar a trabalhar em cima do evento com antecedência para conseguir bons preços e prazos de fornecedores.

Não esqueça de já definir quais serão os momentos em que serão disparados comunicados a respeito da convenção de vendas para as pessoas da empresa. Mandar mensagens na intranet, e-mail marketing e convites online são ótimas formas de aumentar a curiosidade e criar uma expectativa.

Com um planejamento definido, a escolha do local também é importante para garantir o sucesso do evento. Garantir um espaço que permita uma cenografiaapropriada e que já demonstre qual será o clima do evento logo que os convidados cheguem é fundamental. Para quebrar a monotonia ao longo do dia, aposte na criatividade e utilize vídeos, músicas, fotos e apresentações multimídias para prender a atenção de todos.

Na agenda programada, reserve momentos para grandes palestrantes que sirvam de chamariz para quem for à convenção de vendas. Palestrantes renomados podem oferecer lições valiosas para a equipe e, ainda por cima, passam a sensação de que os presentes estão vivenciando uma oportunidade única ao estar lá.

Como qualquer um que trabalhe com metas, vendedores adoram reconhecimento. Durante os eventos, os participantes que mais se envolverem ou acertarem respostas, ganham prêmios divertidos. Lembre-se de separar um momento na programação da convenção de vendas para reconhecer os principais vendedores do ano, além de presenteá-los com viagens, carros e bônus financeiros. Ser reconhecido na frente de todos é um excelente motivador.

Para encerrar, procure uma atividade que será inesquecível para todos. Um show de algum convidado especial; uma festa com bebidas, decoração e DJ; um happy hour com distribuição de brindes. Trazer outros participantes da empresa para o encerramento também é uma boa oportunidade para o entrosamento entre áreas. Com tudo isso, sua equipe sairá da convenção de vendas com motivação extra para o ano todo e o resultado será mostrado no dia a dia.

 

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