Blog

Dicas para Eventos e Congressos Médicos

R1

Eventos e congressos médicos acontecem com frequência e podem ser uma ótima oportunidade para ir além do conhecimento. Importantes para a atualização e especialização sobre temas específicos da área, todo médico sabe que em algum momento do ano passará por algum. E, assim como acontece em outros tipos de eventos, seu sucesso está nos detalhes e nas escolhas feitas pela organização.

Saber escolher o local ideal, a forma de divulgar o evento e a definição da programação são só os pontos principais quando pensamos em um congresso médico. Mas, existem toques especiais que certamente farão a diferença no resultado final. Separamos algumas dicas para você acertar em cheio no seu evento.

Dicas para Eventos e Congressos Médicos:

1- Defina um propósito

Um congresso médico pode acontecer por diversas razões e é sempre importante definir qual é o objetivo final que será o fio condutor do evento. Seja para treinamento, especialização, geração de networking, lançamento de produtos, é fundamental que ter um foco principal ao longo da organização.

2- Estabeleça a duração e as datas com antecedência

Esse fator depende de questões secundárias, mas não menos importantes. Saber quanto tempo durará um congresso médico está diretamente relacionado com o tempo e dinheiro investidos na sua organização, assim como com a quantidade de participantes. Ter essas definições com um prazo folgado auxilia na locação de espaço, assim como favorece a disponibilidade dos convidados de já deixarem a data reservada na agenda.

3- Pense nos formatos

A programação do dia em congresso médico, apesar de não ser o único motivo do sucesso do seu evento, será o mais perceptível de todos aos que estiverem presentes. Avalie se os temas abordados combinam mais com palestras, workshops, dinâmicas, pequenas oficinas, etc.

4- Ofereça recursos dinâmicos e exclusivos

Apesar de ter programações e focos diferentes, a maior parte dos eventos corporativos, seja de medicina ou não, possuem uma organização semelhante. Sem muitas surpresas, é preciso quebrar bastante a cabeça para cativar o público e oferecer algum diferencial em meio à agenda cheia de um médico.

Nesse cenário, a realidade virtual tem se tornado um queridinho dos congressos médicos. Para quem ainda não conhece, essa tecnologia de interface é capaz de enganar os sentidos de um usuário através de um ambiente virtual criado a partir de um sistema computacional. Isso, torna a ferramenta capaz de misturar o mundo real e o virtual com inúmeras possibilidades. Afinal, quem não gostaria de analisar um pulmão em tamanho real, em 3D, enquanto assiste a uma palestra sobre uma nova técnica de se operar problemas respiratórios?

5- Foque no seu público-alvo

Constantemente estudando, médicos dificilmente irão aproveitar um evento que circule pelo básico. Por isso, é importante ter em mente que, caso não haja inovação e superação, dificilmente seu congresso será um sucesso do ponto de vista dos participantes. Tenha em mente a classe de médicos que irá receber e pense em propostas que estejam à altura da experiência e vivência dela.

Seguindo essas dicas e buscando oferecer novidades lúdicas como a realidade virtual, seus eventos e congressos médicos se destacarão em relação aos concorrentes. Em uma área tão competitiva, é sempre importante estar à frente e contar com fornecedores à altura.

 

Inscreva-se no nosso blog