Blog

Como funciona a projeção mapeada?

R1

Tendência no universo de eventos, a projeção mapeada é um recurso que une tecnologia e fascínio em uma só técnica. Permitindo o desenvolvimento de inúmeros projetos, o video mapping serve para projetar imagens em superfícies irregulares, como prédios, estandes e palcos.

Enquanto uma projeção comum não permite que a luz seja manipulada de acordo com o projeto definido, a projeção mapeada possibilita o direcionamento dos feixes de luz exatamente para a região que receberá o conteúdo visual. Assim, as imagens se encaixam perfeitamente na estrutura.

Pode parecer complexo, mas tendo um projetor adequado, um computador, um software de projeção mapeada e um bom técnico, é possível dar vida para qualquer tipo de superfície.

Por que usar projeção mapeada?

Ao pensar na projeção mapeada ou video mapping, a dependência de um técnica e produtores externos podem causar uma certa insegurança. Mas, com uma equipe de confiança, a projeção mapeada pode abrir portas para colocar em prática o seu projeto, além de causar um impacto positivo nos convidados.

Quer um exemplo prático? A cenografia, às vezes, acaba consumindo muito tempo da organização de um evento. Mas, ao utilizar a projeção mapeada, você consegue definir diferentes layouts e propostas para cada espaço – ou até mesmo parede – do local onde acontecerá seu evento.

Por conta do seu elemento visual e interativo, a atenção dos participantes acaba se voltando em direção às imagens projetadas e, consequentemente, sua marca, produto ou serviço se destaca em relação à todas as informações que estão sendo exibidas ao redor. Já pensou em ganhar os olhares de todos os participantes de uma feira?

Como funciona a projeção mapeada?

Por necessitar uma precisão considerável, já que é importante ter todos os projetores posicionados corretamente em relação à superfície que receberá as imagens, é importante ter especialistas por trás da execução do projeto. Para uma projeção mapeada bem sucedida, existem três principais pontos a serem seguidos:

1. Mapeamento da superfície

Com o projeto para o seu evento definido, a equipe responsável pela projeção mapeada deverá realizar um escaneamento das superfícies que receberão as projeções. Com isso, será possível recriar o espaço digitalmente, em 3D, para fazer um estudo de onde deverão ser posicionados os projetores.

2. Desenvolvimento do projeto visual

Com um projeto definido e a superfície mapeada, começa a produção do que será projetado ao longo do seu evento. Uma das formas de seguir nesta etapa é criar uma estrutura em 3D, que depois será animada, levando em consideração o posicionamento exato das lentes dos projetores.

A partir disso, são feitas máscaras de conteúdo levando em consideração os pontos de referência definidos e a resolução do projetor.

3. Teste e execução

Com a superfície e o projeto visual prontos, chega o momento de testar se todas as imagens se encaixam perfeitamente no ambiente real, a fim de não correr riscos indesejados no dia do evento.

O uso da projeção mapeada pode agregar um valor considerável ao seu evento, chamando a atenção do público, enquanto oferece uma nova experiência sensorial. Seu processo de criação, apesar de fácil de compreender, exige uma atenção e experiência que só profissionais do ramo conseguirão oferecer.

Se você está pensando em inovar na comunicação da sua marca ou produto, não perca tempo.Fale com nossos especialistas e marque uma conversa.

Inscreva-se no nosso blog