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Como fazer uma convenção de vendas

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Focar nos detalhes é fundamental no momento de organizar um evento para o time de vendas da sua empresa.

Uma convenção de vendas é quase um marco anual para a equipe comercial de uma empresa. Depois de um ano de muito esforço e trabalho, é o momento de rever os desafios superados, as novas conquistas e quais pontos precisam ser melhorados para o novo período. Mas, o sucesso de um evento desses requer toda uma estrutura e sua excelência está fortemente ligada à atenção aos pequenos detalhes.

Talvez, o ponto mais crucial de toda uma convenção de vendas é a definição do tema que será abordado ao longo do evento. Responsável por nortear quais serão as atividades, palestras e convidados participantes, o tema vai depender do momento em que sua empresa se encontra e qual será o foco do ano seguinte. Caso a equipe de vendas se encontre num momento complicado, é interessante apostar em ideias voltadas à superação de desafios, por exemplo.

Definido o conteúdo do evento, é fundamental escolher o local ideal para a realização da convenção de vendas. A infraestrutura física é quase tão importante quanto a operacional. Vale dar atenção se a localização é de fácil acesso a diferentes meios de transportes, bancos e outros estabelecimentos de serviços.

Realizar uma convenção fora do ambiente de trabalho é positivo porque impede que aconteçam interrupções indesejadas, passa uma ideia de um evento sério e estimula o trabalho em equipe. Hotéis são sempre uma boa pedida, uma vez que já possuem a infraestrutura para a alimentação – que geralmente é de qualidade –, além de oferecerem opções de lazer que podem ser desfrutadas pela equipe ao fim das atividades.

Uma agenda bem planejada também é imprescindível para o sucesso de uma convenção de vendas. Dividido em dois períodos, a parte da manhã deverá encerrar entre 12h30 e 13h, deixando cerca de uma hora para o almoço e confraternização. Ao retornar, é aconselhável realizar atividades mais lúdicas que despertem os participantes e contornem aquele sono pós almoço. No período da tarde, é interessante fazer um intervalo no meio do dia. Para o encerramento, vale reservar a palestra de maior prestígio do dia ou, então, um grand finale com show, happy hour ou festa comemorativa. A ideia, aqui, é que todo mundo saia feliz, animado e motivado com o novo período que está por vir.

Diferente do que muitos acham, a divulgação do evento deve começar com uma certa antecedência, com cerca de dois meses antes do início da convenção de vendas. Um bom marketing não deve ser aplicado apenas aos produtos da empresa; neste caso, uma boa propaganda é fundamental para atrair e motivar o máximo de participantes possível. Um "e-mail teaser", por exemplo, pode gerar interesse, promover a curiosidade e criar uma expectativa em cima do evento. Cartazes pelo escritório e convites eletrônicos e impressos são indispensáveis para deixar claro todas as informações relevantes da convenção, como dia, horário, endereço, etc.

Para dar um toque especial, alguns detalhes menores podem deixar a convenção de vendas ainda mais especial. Preparar cartas de boas-vindas, camisetas, prêmios para os vendedores que tiveram os melhores resultados, brindes e petiscos para serem consumidos ao longo do dia certamente contribuirá para marcar o evento na memória dos participantes por todo o ano que virá pela frente. Não se esqueça de pensar em uma decoração para o local, que pode ser feita com banners ou tecidos personalizado. Isso ajudará com que a equipe de vendas mergulhe de cabeça no evento.

Dando a devida atenção a cada um desses detalhes, certamente sua convenção de vendas superará a expectativa de todos.

 

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