Blog

Como fazer um planejamento audiovisual para eventos

R1

Todo evento exige atenção em pequenos detalhes que, no resultado final, fazem uma grande diferença. Além de itens fundamentais, como data, local, programação, é importante dedicar um tempo para fazer um planejamento audiovisual para garantir que o objetivo desejado seja alcançado.

Aí você pode estar se perguntando "por que eu deveria dar tanta importância assim para luz e som em meio a tantas coisas?". Simples: porque de nada adianta ter um espaço maravilhoso, uma lista de convidados incrível, mas uma iluminação que incomoda os convidados ou que está em completa desarmonia com o som e o ambiente.

É importante pensar em um evento como uma experiência 360º em que todos os detalhes contam e um item em desacordo pode derrubar os outros como em um efeito em cadeia. E, quando o assunto é planejamento audiovisual, o primeiro ponto a se concentrar é na qualidade dos equipamentos. Tenha a certeza de que você estará contratando itens que suportem o tamanho do seu evento e comportem o tema proposto.

É importante considerar que as luzes são responsáveis pela ambientação e dão ao ambiente a personalidade característica do seu evento. Por isso sua tamanha importância.

Para realizar um bom planejamento audiovisual, separamos três pontos bastante importantes:

1. Qual é o tema e objetivo do seu evento?

O estilo do evento será o norteador de toda construção de luz e som. A disposição das luzes, cores e quantidades deverão estar de acordo com a atmosfera desejada, a fim de imergir o público dentro do seu contexto. Da mesma forma, o equipamento de som deve ser bem escolhido e posicionado no ambiente.

Lembre sempre de coordenar o movimento e intensidade das luzes com o som que ficará no ambiente. Isso não só causa uma melhor harmonia visual, como provoca um efeito positivo no psicológico do público.

2. Cenografia

A cenografia deve estar em sintonia com o planejamento audiovisual. As cores e disposições das luzes podem alterar a aparência de algum elemento cenográfico. Por isso, projetar a possibilidade de reflexos, luzes sobre os olhos dos participantes, etc é bastante importantes.

3. Espaço e capacidade

O local escolhido deve haver espaço e capacidade de energia suficientes para suportar o público e todos os aparelhos de som e iluminação. Lembre-se, claro, de providenciar um gerador que suportará toda a capacidade elétrica do local caso aconteça alguma pane de luz ou falta de energia no local.

Verifique se a empresa contratada oferece equipamentos reservas – como lâmpadas, resistores, caixas de som – para a troca rápida no caso de qualquer intercorrência.

Apesar de extremamente importante, o planejamento audiovisual pode fluir com tranquilidade quando feito junto a uma empresa de confiança. Defina todos os detalhes com antecedência e garanta um desenvolvimento tranquilo ao longo da montagem e execução do seu evento.

 

Inscreva-se no nosso blog