Blog

Como fazer projeção de vídeo em superfícies irregulares?

R1

Já não é novidade que a tecnologia chegou para criar soluções para os problemas mais difíceis. E quem trabalha com eventos sabe que não só é preciso criar novas ideias para ambientação de espaços, como também solucionar o velho problema de sempre procurar uma parede lisa para a projeção de vídeos. Mas, com a popularização do vídeo mapping, essas questões deixarão de ser preocupações para qualquer organizador de evento.

Popularizado no Brasil a partir de 2009, o vídeo mapping é uma técnica de projeção usada para transformar qualquer superfície, independente do quão irregular ela for, em uma tela de vídeo dinâmica. Através dessa tecnologia, que une arte e tecnologia, se tornou possível criar ambientes interativos em qualquer espaço, proporcionando uma experiência completamente inusitada.

Para poder usar o vídeo mapping, é preciso que um profissional especializado visite o local estudar a fundo as irregularidades do espaço. Depois, com o uso de um software específico, é criada uma versão virtual de todo o ambiente. Com base nesse "mapa", a projeção de vídeo é ajustada à superfície de acordo com cálculos precisos que levam em consideração a posição dos projetores e os limites físicos do local; daí que se origina o nome vídeo mapping.

Apesar do processo de criação complexo, a intervenção artística permite dar uma vida totalmente diferente a um espaço. Imagine fazer um evento corporativo e, ao invés de uma decoração tradicional, fazer uso do vídeo mapping para criar projeções que se movimentam pelas paredes do local. Ou, então, fazer uso de todas as paredes de uma sala para criar palestras interativas e muito mais atrativas e estimulantes.

Com a tecnologia do vídeo mapping, é possível adicionar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimento a objetos até então parados. Com o uso de projeções de vídeo interativas, seus eventos certamente se destacarão dos demais e farão sucesso entre os participantes.

 

Inscreva-se no nosso blog