Blog

Como escolher o microfone para seu evento

R1 Seja de mão, auricular ou de lapela, cada tipo de microfone funciona melhor para uma situação específica. Confira as diferenças e saiba escolher a melhor opção!

Saber escolher quais aparelhos irão compor a sonorização de seu evento é fundamental para garantir o sucesso da sua convenção. Imprevistos no sistema de áudio podem comprometer todo o andamento da programação, além de causar constrangimentos desnecessários. Por isso, alguns detalhes são importantes para saber escolher microfones para eventos.

O primeiro ponto a se levar em consideração é o tamanho do evento. Nem todas as convenções exigem uma quantidade grande de equipamentos. No caso de encontros pequenos, como workshops em salas fechadas, por exemplo, o microfone de lapela pode ser uma boa opção. Ele funciona bem para locais de acústica controlada, com poucos ruídos, e permite um conforto maior para o professor ou palestrante que fica com as mãos desocupadas.

Em eventos de médio porte, o microfone de mão, seja ele com ou sem fio, pode ser uma boa opção. A sonoridade desses aparelhos atinge potências maiores e não corre-se o risco de acontecerem interferências de outros microfones ou de barulhos do ambiente. No caso das versões dinâmicas, ainda ganha-se o bônus de evitar microfonias (aqueles barulhos ensurdecedores que os microfones fazem ao chegar perto da caixa de som).

A decisão do uso com fio e sem fio dependerá da mobilidade e da duração de cada evento. Da mesma forma, microfones de mesa, colocados em suportes fixos, podem ser boas opções para mesas redondas, debates ou púlpitos.

Já para convenções maiores, o ideal é buscar um som perfeito e livre de interferências. Para palestras direcionadas a um grande público, o microfone auricular pode ser a melhor opção. Com modelos que chegam a ficar invisíveis à plateia, além de prático, ele permite que o profissional se movimente com liberdade no palco e proporciona mais conforto ao palestrante.

Apesar de ser sem fio, o microfone auricular oferece uma boa potência de voz, durabilidade e ótima transmissão de som. O uso é similar ao de lapela, mas fica localizar em torno da orelha. Só não esqueça de desligar a caixinha fixada na cintura do convidado após a apresentação – isso evita que o microfone continue ligado indesejadamente.

Saber escolher corretamente microfones para eventos garante o sucesso de uma convenção e permite que o público aproveite muito mais a programação. Avalie suas necessidades durante o planejamento e fique tranquilo durante a realização do evento.

Inscreva-se no nosso blog