Blog

Como escolher a caixa de som para seu evento?

R1

A preparação para um evento requer tomadas de decisões dos mais variados tipos. Tema, cenografia, iluminação, o que não faltam são detalhes para atingir o resultado esperado. Mas, em meio a tantas decisões, alguns itens da lista são importantíssimos para garantir o sucesso do evento. O som, por exemplo, será um dos pontos mais importantes para certificar que todos no local aproveitarão o evento. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher uma caixa de som para seu evento.

É claro que, ao contratar uma equipe de qualidade, os próprios especialistas serão responsáveis pela escolha do tipo e da quantidade de equipamento necessário para uma boa sonorização do seu evento. Porém, como organizador, existem alguns pontos que são importantes destacar, até mesmo para não cair em alguma conversa mal intencionada.

Existe mais de um tipo de caixa de som?

Quem é leigo no assunto pode olhar as caixas de som e pensar que todas funcionam da mesma forma, mas existem tipos diferentes que servem para funções específicas. A Subwoofer, por exemplo, é um tipo de alto-falante que funciona para a reprodução de frequências baixas, responsáveis pelos sons graves. Se no seu evento tiver alguma apresentação de banda, certifique-se de que nenhum dos instrumentos precisará desse tipo de caixa ou se a própria banda trará sua própria.

Levando em consideração eventos comuns, sem música ao vivo, dois tipos de caixas de som funcionam melhor: a ativa e a passiva. A primeira já possui um amplificador em seu interior para potencializar o volume do que está sendo projetado. Ao usá-la, basta conectar o alto-falante à fonte de som – notebook, toca discos, projetor, etc – que a regulagem acontece nela mesma e o som já sai com perfeição.

Já o segundo tipo, a caixa de som passiva, necessita de um amplificador e/ou potencializador externo ou uma mesa de som já amplificada. Isso significa que os ajustes feitos nesse tipo de alto-falante requer um pouco mais de atenção e é mais interessante e seguro que um especialista faça.

Faz diferença a posição dos alto-falantes?

Definir o posicionamento das caixas de som não é tão simples quanto se imagina. É preciso ter ideia da quantidade ideal necessária para o espaço e quantidade de pessoas esperadas para o seu evento. Isso se dá porque colocar caixas de menos fará com que o som não chegue tão claramente a todos os participantes. Por outro lado, colocar alto-falantes em excesso faz com que haja uma diferença na chegada do som entre uma pessoa e outra, principalmente quando o evento for em um auditório.

Para evitar erros, peça a orientação do responsável pela empresa que cuidará da sonorização do evento. Uma boa opção, também, é testar o som antes do início do evento, assim é possível fazer quaisquer ajustes necessários antes do momento principal.

Preciso dar atenção a mais algum detalhe?

Fazer boas escolhas na hora de definir a sonorização do evento é o ponto-chave para garantir o sucesso de um evento. Mas, é sempre importante estar preparado para qualquer inconveniente inesperado. Nesse caso, procure se informar sobre caixas de som que contam com um grupo eletrogêneo dentro do equipamento principal, que funcionará como uma espécie de gerador caso falte energia. Se preferir, contratar um gerador para todo o local pode servir como uma boa opção de respaldo.

Dando atenção a pequenos detalhes, é possível manter a tranquilidade durante o evento com a confiança de que tudo sairá como o previsto. Escolher as caixas de som corretas para seu evento farão toda a diferença no resultado final, até mesmo quando se tratar de locação de equipamentos de som

 

Inscreva-se no nosso blog