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Como contratar o som para um evento?

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Postado por Paulo Amorim - 24 Abril, 2018

Como contratar o som para um evento?

Independente do porte, um evento corporativo precisa de um planejamento de som eficiente. Ele será o responsável por garantir que todos ouçam adequadamente a programação do dia, assim como a oratória dos palestrantes.

Para que a sonorização ocorra sem problemas, a equipe organizadora precisa considerar alguns pontos importantes para garantir uma boa contratação de som para um evento. A fim de facilitar o processo do seu planejamento, separamos algumas dicas para te auxiliar na escolha do equipamento e da empresa responsável pelo audiovisual do seu evento. Veja abaixo:


Quantidade de participantes

Para realizar uma boa contratação de som para seu evento, é essencial contabilizar a quantidade de pessoas que estarão presentes ao longo dele. Da mesma forma, avaliar o tamanho do espaço é importante, já que esses pontos serão o norte da quantidade de caixas de som que serão necessárias, além de servir de base para saber o tipo de aparelhagem a ser utilizada.

Acústica do local

Ao visitar o espaço que será contratado para a realização do evento, verifique a acústica do ambiente. Procure locais que não estejam localizados no meio de zonas residenciais e observe se o salão possui uma acústica de vedação sonora, capaz de barrar o som do que acontece na parte de dentro. Dessa forma, você evita ter problemas com a redondeza e impede que seu evento sofra as consequências disso.

Microfones e caixas de som

Para escolher os microfones ideais para seu evento, procure opção de baixa impedância e saídas balanceadas, já que esses modelos funcionam mais para situações ao vivo. Quanto às caixas de som, avalie com a equipe contratada qual a quantidade ideal que será necessária para seu espaço, dessa forma não haverá o risco de ter diferença de som entre um local e outro.

Procure um técnico experiente

Mexer com som requer conhecimentos técnicos e cuidados essenciais que só um bom profissional terá. Converse com o responsável pela sonorização e veja se ele é capaz de fazer o que deseja. O técnico será capaz de projetar a acústica de forma perfeita para todo o espaço, dentro do tipo de evento que será realizado.

Escolha uma empresa especializada em acústica

Optar por um bom fornecedor fará toda a diferença na realização do seu evento. Uma empresa especializada terá os técnicos mais experientes, capazes de lidar com qualquer adversidade que possa surgir. Da mesma forma, eles terão equipamentos de som de última qualidade e com a manutenção em dia . Não esqueça de avaliar se haverá verba suficiente para que tudo aconteça como o planejado.

Seguindo esses pontos principais, contratar uma empresa ou alugar equipamento de som para um evento será simples e tranquilo. Confiar na empresa que cuidará da parte acústica do seu evento só fará com que você se sinta mais seguro no dia do seu evento. 

 

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