Blog

Check-in em eventos através do reconhecimento facial

R1

Por mais que já tenha se tornado uma característica do brasileiro enfrentar longas filas, é inegável que quanto mais ágeis elas forem, melhor. Afinal, filas influenciam a impressão que as pessoas têm da organização do realizado. Por isso, a realização de check-in em eventos através do reconhecimento facial tem ganhado destaque.

Além de facilitar o processo fundamental que é realizar o cadastramento e check-in dos participantes, é importante ter em mente que é exatamente nesse momento que os convidados terão sua primeira impressão sobre o seu evento. E todos sabemos que isso conta consideravelmente para a sensação que a pessoa terá durante toda a programação.

O reconhecimento facial é uma ferramenta que oferece diversas possibilidades, inclusive no universo de eventos. Através de um software, as particularidades de cada face são registradas a fim de que, com rápidas capturas visuais, seja possível identificar se este alguém está ou não na lista imputada na base.

Apesar de representar uma inovação significativa para o universo de eventos, alguns cuidados devem ser tomados para garantir o melhor resultado possível de um processo que ainda é novo para a maior parte das pessoas. Confira:

1- Lembre-se de passar confiança:

Muito especula-se sobre o uso de nossas informações para outros fins quando criamos cadastrados em bases que ficam online. O que dirá quando se faz necessário o upload de alguma imagem facial do usuário.

Por conta disso, é importante deixar claro, logo de início, transparência em relação aos termos de uso do sistema e/ou aplicativo que fará o reconhecimento facial dos convidados. Ao explicitar como a segurança é levada a sério, a confiança que o organizador passará permitirá que mais pessoas se sintam à vontade para aderir à nova forma de credenciamento.

2- Tenha sempre uma opção mais tradicional para o check-in:

Como toda novidade, o credenciamento via reconhecimento facial pode causar estranheza em algumas pessoas. Por isso, é importante ter uma alternativa um pouco mais analógica para atender à demanda de todos. Tenha em mente que, se seu objetivo é agilizar o processo de credenciamento, mesmo que muitos optem pelo check-in tradicional, o recurso do reconhecimento facial já provocará uma diminuição das filas.

3- Garanta a conexão à internet:

Independente do reconhecimento facial ser realizado por uma aparelhagem da própria organização ou se for necessário o download de algum aplicativo específico, é importante que o evento tenha seu próprio servidor de internet para que tudo funcione sem problemas. Com um sinal forte e sem oscilações, os participantes poderão usufruir do benefício de um check-in ágil sem nenhum tipo de intercorrência.

Lembre-se que o volume de pessoas fazendo o credenciamento ao mesmo tempo é grande. Por isso, faça o possível para garantir a eficiência nesta situação.

4- Não deixe de ressaltar os benefícios do reconhecimento facial:

É claro que a melhoria da diminuição das filas é um ponto pra lá de positivo, mas o uso do reconhecimento facial para o check-in dos participantes oferece muito mais do que uma simples agilidade.

Por conta de sua capacidade de armazenar uma quantidade considerável de dados e de ser, de certa forma, onipresente num local – principalmente se o sistema de reconhecimento facial for integrado às câmeras comuns –, a detecção de pessoas indesejadas acontece quase que instantaneamente.

Assim, você evita que algum participante indesejado faça uso de outro nome e passe despercebido pelo staff da entrada. Mais eficiência e segurança sem utilizar medidas extra-protetoras.

5- Bônus: o que mais o organizador ganha com esse recurso?

Que o evento seja reconhecido como bem organizado, estruturado e inovador todo mundo quer, claro. Mas, consegue imaginar uma forma de evitar que uma mesma credencial seja utilizada por duas pessoas sem causar grandes constrangimentos?

Simples: ao inserir o reconhecimento facial para admitir a entrada de participantes, a troca de crachás ou de credenciais se torna impossível. Assim, eventos exclusivos para participantes pagantes ou com conteúdos confidenciais ficam reservados única e exclusivamente à quem está inserido na lista de dados do sistema.

Percebeu como o reconhecimento facial pode trazer benefícios consideráveis para seu evento? Garanta mais agilidade, inovação e uma tranquilidade extra para seu evento, fazendo o uso de um simples recurso.

 

Inscreva-se no nosso blog