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Por que usar gamification em eventos?

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No universo dos eventos corporativos, o objetivo principal é conseguir atrair a atenção do maior número de participantes. Afinal, só assim será possível divulgar sem produto ou serviço da forma desejada. E, para isso, ferramentas como jogos interativos têm se destacado e o gamification em eventos virou tendência.

Já parou para pensar qual a associação livre que você faz ao pensar em jogos? Quase certeza que a sensação que chega à você é de alegria, disposição e adrenalina. É exatamente isso que marcas e empresas buscam ao usar a estratégia da gamificação.

A ideia do gamification é simples: atrair e engajar as pessoas. Mas, para isso, é preciso entender como essa estratégia funciona.

O que é gamification?

Gamification é uma estratégia que se utiliza de características dos jogos para levar os participantes até um objetivo pré-definido. Da mesma forma, faz uso de elementos como desafios, recompensas, níveis e colocações. Essa dinâmica gera interesse, interação e envolve os participantes em uma atividade lúdica e criativa.

A gamificação funciona porque pode ter diferentes formas, se adaptando aos mais variados cenários, e porque envolve emoções e motivações de quem interage com as atividades propostas. Mas, para que uma estratégia de gamification transforme seu evento positivamente, é preciso garantir que os métodos estejam alinhados com os objetivos a serem atingidos.

Por que usar gamification em eventos?

Adotar essa estratégia traz como principal benefício o engajamento. E, por sua vez, essa interação aumentada pode auxiliar no controle da atenção do participante. Quem joga parece imergir em uma realidade diferente e acaba perdendo a noção do tempo.

Ao jogar, quatro diferentes sentimentos são aumentados nas pessoas: a produtividade, a confiança, o otimismo e o significado épico. Quem não gostaria de associar seu produto ou serviço à esses tipos de sentimentos?

Além disso, dentro das regras do jogo, é possível guiar a atenção do visitante para onde for mais interessante. Já a interação, seja com outros jogadores ou com os personagens do jogo, geram uma empatia maior em quem usufrui da experiência. Lançar um produto utilizando a estratégia da gamificação pode fazer com que ele saia com uma impressão positiva logo de início.

Como aplicar o gamification em eventos?

Para que a gamificação seja bem sucedida, é importante que o planejamento dela seja bem feito e calculado. Afinal, diferentes estratégias podem ser adotadas de acordo com o objetivo que se deseja alcançar. Mas, alguns passos são padrões independente do jogo que será realizado.

1. Comece a divulgação com antecedência

Em um evento, nem sempre será possível capturar o máximo de pessoas possível em um local que a competição por atenção é enorme. Por isso, começar a divulgação do seu jogo e das recompensas (principais chamarizes para o jogo) com antecedência, já te coloca em foco antes mesmo do evento começar.

Use sites, redes sociais e até o aplicativo do próprio evento, caso seja desenvolvido.

2. Escolha as atividades que serão desenvolvidas

Uma estratégia de gamification pode ser desenvolvida com diferentes tipos de atividades. Pode ser desde um jogo de perguntas e respostas, até uma competição com aplicativos ou que exijam a navegação do participante no evento inteiro.

Concursos também são boas opções que geram curiosidade e, se aliadas ao acúmulo de pontos, pode ser o grande destaque do evento todo.

3. Defina bem as regras durante o evento

Ao longo do evento, distribua panfletos, pulseiras ou convites para conhecerem seu jogo e deixe as regras bem claras logo de início. Mostre também as recompensas que serão distribuídas e o que é necessário cada um fazer para ganhá-las.

Pense em competições sadias, já que o intuito é gerar um engajamento positivo e, até mesmo, uma interação entre os participantes do jogo.

4. Deixe a ação com o máximo de foco possível

Se a intenção é atrair mais pessoas para seu estande, faça com que a ação esteja em destaque nele, seja através de projeções, televisões ou cartazes. Incluir a pontuação ao vivo é mais um ponto positivo, já que quem passa pelo local, entrará para saber do que se trata e como participar.

Neste momento, suas chances de demonstrar seu produto ou serviço amplia e você já sai na frente no quesito competição por atenção.

Assim, utilizar o gamification em eventos pode ser extremamente positivo quando bem executado. Tenha calma e um planejamento crítico para poder obter o melhor resultado possível.

 

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