Blog

Como usar a Realidade Virtual para treinamentos

R1

A realidade virtual é um ambiente digital que tem proporcionado diferentes cenários nos mais variados universos. Dentro do mercado de treinamentos, a ferramenta de inteligência artificial ampliou o leque de opções, permitindo uma transmissão e fixação de ensinamentos mais eficiente.

De forma simples, a realidade virtual para treinamentos permite não apenas passar uma informação, mas também fazer com que as pessoas a vivenciem. Assim, é possível registrar melhor o que foi ensinado e saber como aplicar a teoria na prática.

Além disso, a realidade virtual permite com que um grande número de pessoas seja treinado dentro de um ambiente virtual. Isso significa que, mesmo remotamente, é possível organizar grandes treinamentos, diminuindo custos de transporte, espaços, catering e outros.

Veja os benefícios da realidade virtual para treinamentos

A realidade virtual pode trazer muitos benefícios durante um treinamento quando bem planejada e aplicada. Confira os principais:

  • Inserir a pessoa dentro do ambiente explicitado;
  • Simular situações de perigo ou risco dentro de um ambiente controlado;
  • Aumento da eficácia do treinamento com um ensinamento lúdico e interativo;
  • Repetição para gerar fixação.

De forma lúdica, é possível gerar maior engajamento e interesse dos participantes num treinamento que, de outra forma, poderia ser maçante e dispersivo. Manter a atenção de todos em níveis máximos é um recurso que deve ser explorado sempre que possível.

Como utilizar a realidade virtual para treinamentos?

Além do lado interativo, a realidade virtual é extremamente interessante para treinamentos que envolvem situações de risco. Permitir a execução dos processos de forma realista se torna possível, enquanto se mantém todos em segurança. Porém, as possibilidades são bastante amplas:

  • Simulações de cirurgias e procedimentos em treinamentos médicos;
  • Simulações de emergência para treinamento de paramédicos;
  • Simulação de combate para treinamento militar;
  • Simulações de situações de crise em treinamentos corporativos;
  • Simulações de reconstruções arquitetônicas.

Dessa forma, é possível perceber que usar a realidade virtual para treinamentos é bastante benéfico por permitir diversas experiências, além de tornar a situação mais lúdica e atrativa. Assim, você gera mais engajamento e torna a fixação dos ensinamentos mais eficaz.

Inscreva-se no nosso blog