Blog

Projeção - O futuro dos eventos

R1

Nos últimos anos, a tecnologia vem mudando radicalmente a maneira como nos relacionamos com o mundo. Em nossas casas, ela vem ganhando cada vez mais espaço em atividades corriqueiras. Não poderia ser diferente no mundo dos eventos.

Conversamos com Raffaele Cecere, Diretor Comercial da R1 Soluções Audiovisuais, empresa especialista em inovação para eventos. Ele nos deu sua opinião sobre o momento atual do segmento e nos contou um pouco do que vem por aí. Confira.

Como a tecnologia mudou as características de um evento nos últimos anos?

Com o avanço da tecnologia, os eventos deixaram de ser um simples encontro e passaram a ser um negócio estratégico, dinâmico e uma grande ferramenta de impacto. As empresas estão investindo cada vez mais em eventos, pois é uma ótima opção para ter maior contato com seus clientes, fornecedores e colaboradores, e a tecnologia pode oferecer um suporte muito grande nesse sentido.

 

Quais são os principais recursos que você poderia citar como revolucionários na produção de um evento ou convenção?

Temos boas opções de tecnologia para convenções, mas nesse sentido, eu destaco a projeção mapeada e os painéis de led com telas gigantes.


Na projeção mapeada, você pode projetar em diferentes formatos, sair do convencional e criar um alto impacto de conteúdo, pois como o próprio nome já diz, você mapeia onde quer projetar, o formato da tela pode variar bastante.

 

O painel de led é o grande sucesso atual. A vantagem dele é que você pode ter uma tela enorme com uma qualidade inigualável de imagem.

 

Como estes novos recursos influenciaram nas funções dos profissionais envolvidos?

Acredito que tenham sido criadas novas áreas e novas funções por conta destas novas tecnologias. Dentro das empresas, abriram-se novas vagas e, para os profissionais que já trabalhavam com eventos, a adaptação foi grande.

Porém, o que eu destaco é que a área de eventos hoje está altamente ligada com a estratégia de marketing das empresas.

 

Você considera que o capital humano se tornou dispensável ou substituível por conta dos avanços tecnológicos?

De maneira nenhuma. A tecnologia vem para somar e não para excluir.

Há alguns anos venho ouvindo este receio, porém os eventos são uma excelente ferramenta de contato direto com as pessoas. Por exemplo, hoje você pode ter um evento híbrido: uma sala de eventos para 500 convidados sendo transmitido ao vivo para 10.000 pessoas.

Acredito que alguns setores ainda precisem se adaptar a essa nova demanda, ter um ambiente preparado para estas situações. Mas não creio que a tecnologia atrapalhe os eventos.

 

Como você enxerga a evolução dessa realidade para os próximos anos? Quais são as novidades que estão chegando?

Minha grande aposta é na realidade virtual e realidade aumentada. Acredito que essas tecnologias irão fazer grande diferença no mundo dos eventos.

Elas farão com que a experiência seja cada vez mais interativa, misturando o real com o virtual.

 

Texto original publicado no site www.almenat.com.br em 31/07/2018

Inscreva-se no nosso blog