Blog

Projeção mapeada: como inovar com essa técnica revolucionária

R1

Com uma oferta tão grande de eventos e recursos disponíveis para esse nicho de mercado, é sempre importante tentar se distanciar do senso comum para causar um impacto memorável.

Nos dias de hoje, por mais bem feito que seja, organizar um acontecimento em cima do básico já não é sinônimo de sucesso. Nesse contexto, o video mapping tem se destacado como uma alternativa criativa em eventos.

Conquistar é um ótimo termo relacionado ao video mapping. Essa técnica trabalha com projeções em superfícies irregulares e não impõe limites sobre a criatividade de que a utilizar. Porém, da mesma forma em que aumenta o leque de opções, também eleva o nível de cuidado que se deve ter na hora de escolher os fornecedores que trabalharão em seu evento. Afinal, projeção mapeada de qualidade só será bem sucedida se for bem feita.

Por que video mapping pode ser considerado uma inovação?

Se antes apresentações de slides já cativavam a atenção dos participantes, utilizar os próprios elementos do ambiente para realizar a sua projeção é de deixar qualquer um de queixo caído. Já pensou criar toda uma atmosfera no espaço de seu evento utilizando as paredes, piso e teto? Certamente essa experiência contribuirá para que todos se sintam completamente inseridos no clima proposto e a memória relacionada ao dia perdurará.

Sabe aquela cenografia que você havia pensado e não achou lugar nenhum que trouxesse ela à realidade? Pois então, o video mapping será sua solução! Isso acontece porque um especialista faz um reconhecimento do espaço previamente e, após passá-lo para um software específico, ele cria as animações que serão projetadas especificamente nos pontos corretos para obter qualquer resultado esperado.

Para te auxiliar na formulação de seu evento com o uso da projeção mapeada, separamos algumas dicas que certamente contribuirão para o sucesso:

1- Priorize a reputação sobre a promoção

Já ouviu a expressão que diz que o barato, às vezes, sai caro? Ela pode ser perfeitamente aplicada à essa tecnologia. O céu é o limite quando se diz respeito à criatividade ao usar o video mapping. Porém, apesar de parecer fácil, a projeção mapeada requer conhecimentos muito específicos para garantir uma boa execução. Procure sempre por uma empresa que seja especializada nesse tipo de serviço.

2- Use a projeção mapeada a seu favor

Não é com frequência e, muito menos, em qualquer lugar que nos deparamos com uma ativação feita com video mapping. Por isso, é quase certo o fato de que quem se depara com uma apresentação desse tipo, dificilmente conseguirá desviar a atenção do que se está sendo feito. Aproveite o foco e use essa técnica para passar informações importantes, como por exemplo patrocinadores ou mensagens de convidados especiais.

3- Associe um momento importante ao impacto da projeção mapeada

Pela sua característica única, o video mapping é uma ótima técnica para ser usada em eventos de lançamento de novos produtos ou fases de empresas. Quer impressionar um investidor? Já sabe uma excelente técnica para seu evento de destaque.

4- Onde o video mapping já foi usado?

Se você ficou se perguntando se já viu algo sendo feito com video mapping, a resposta é que provavelmente sim. Está sendo cada vez mais comum o uso dessa técnica em instalações culturais, utilizando prédios-símbolos de diferentes cidades, como no Masp, em São Paulo.

Mas, talvez o exemplo mais significativo seja a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Durante a cerimônia, a projeção mapeada foi um dos recursos mais utilizados. As imagens ocuparam o palco montado sobre o gramado do Maracanã, mostrando diferentes símbolos nacionais, como a Floresta Amazônica, as praias do Rio e o mar de Copacabana. Até mesmo prédios foram projetados de forma a parecer que se erguiam do chão, enquanto bailarinos saltavam por cima deles.

Consegue imaginar o efeito que o vídeo mapping pode trazer para o seu evento?
A R1 Audiovisual fez uma simulação de projeção mapeada em uma maquete de palco com púlpito que mostra como uma simples estrutura pode ganhar vida com o uso dessa tecnologia.


Como você já deve ter percebido, as possibilidades com o vídeo mapping são infinitas. Da mesma forma, o resultado obtido é de impressionar até o mais experiente organizador de eventos. Invista na projeção mapeada e coloque seu evento muito a frente dos concorrentes.

 

Inscreva-se no nosso blog