Blog

Como escolher o projetor certo para seu evento

R1

Imagine que você está na fase de planejamento do seu próximo evento e que você terá que realizar a locação de projetores. Você se sente totalmente seguro sobre como escolhê-lo?

Contar com a ajuda de toda equipe da empresa fornecedora para tirar suas dúvidas é muito importante; mas para que eles consigam ser assertivos, ter um briefing bem desenhado é fundamental para não existirem falhas que possam comprometer o sucesso do evento.

Quais informações são relevantes para a escolha correta do projetor para evento?

  • Dimensão do espaço onde o evento será realizado
  • Público participante
  • Condições de luminosidade do local escolhido
  • Entender qual o tipo de conteúdo será projetado
  • Saber qual tipo de cenografia será utilizada

 

Qual tipo de cenografia será utilizada?

Entender especialmente o tipo de cenografia que será utilizada ajuda na adequação da projeção ideal para o evento. Em muitos casos, as empresas que fazem projeções são diferentes das que fazem a cenografia; assim, o ideal é que nas reuniões de briefings equipes das duas frentes saibam detalhes de como irão trabalhar - evitando que a projeção saia prejudicada.

Fechar um contrato com uma equipe que trabalhe tanto com projetores quanto com cenografia facilita no processo de montagem e execução da projeção, já que as equipes terão um entrosamento natural e entenderão as demandas solicitadas pelo cliente.

A partir destes dados você conseguirá ter uma consultoria adequada.

E por que cada um deles é importante para a escolha adequada do projetor?

Entender as dimensões do espaço onde o evento será realizado ajuda na estimativa de distância do palco, a disposição dos convidados e quais os elementos que irão compor todo o ambiente; tudo isso influenciará no tipo de projeção a ser contratado.

A importância de saber a estimativa do número de participantes está no direcionamento das configurações de som ao projetor e no posicionamento correto das telas. Além disso, ajudará na classificação mais adequada do evento: se será de pequeno, médio ou grande porte.

E por que as condições de luminosidade interferem na escolha do projetor?

Encontramos usualmente espaços de eventos que são planejados proporcionando um controle de incidência de luz. Quando este é um fato consumado, o mais adequado é que sejam utilizados projetores com menos brilhos.

Se este controle é inexistente, é recomendado que os projetores com mais brilho sejam contratados.

A luminosidade dos ambientes está diretamente relacionada à quantidade de lúmens e também ao tamanho da tela de projeção.

Em tempo, o lúmen é uma unidade de medida ligada à óptica; quando relacionado aos projetores, definem a definição da imagem a ser projetada e também o quanto o ambiente deverá estar escurecido como forma de garantir melhor visibilidade.

O projetor de evento adequado deve, ainda, dar conta da ausência de luz ao preto e também às cores escuras, com o objetivo de evitar imagens desbotadas. Isso poderá ser medido pela taxa de contraste: quanto maior sua taxa, maior a tolerância às cores escuras.

E quanto ao conteúdo projetado?

É importante saber quais conteúdos serão exibidos no dia do evento para garantir a qualidade da projeção. Textos? Fotos? Vídeos? Interatividade web? Planilhas ou Gráficos? Cada informação importa na hora de escolher o projetor adequado para seu evento.

A resolução de projetores é medida em pixels. Quanto mais pixels, mais definida será a imagem. Assim, os projetores utilizados em grandes auditórios, por exemplo, exigem uma resolução bem mais alta que as usadas em apresentações projetadas em uma sala de reunião menor.

Em espaços grandes, reservados para conferências e seminários, são usados projetores de 5.000 ANSI lúmens, que demandam telas de 210 polegadas. Já os projetores acima de 10 mil lúmens também indicados para grandes eventos em espaços abertos, com incidência de luz, como conferências multimídias, projeção de filmes, vídeos em HD, mapeamento de projeção, recomenda-se telas de 210 polegadas. Para eventos de médio porte, são indicadas telas de 150 polegadas para projetores de 3.000 a 3.500 ANSI lúmens. Telas menores são recomendadas para projetores de 1.000 a 2.000 ANSI lúmens, geralmente usados em espaços pequenos e escuros, como uma sala de reuniões.

A novidade neste mercado, são os projetores de fonte de iluminação a laser. Entre inúmeras vantagens estão a excelente qualidade de imagem, baixos custos de operação e uma duração de até 20.000 horas de operação. Essa nova tecnologia a laser oferece brilho duradouro para projeção em salas de aula, auditórios e salas de reunião. 

Entenda um pouco mais sobre projeção aqui. 

 

Inscreva-se no nosso blog