Blog

5 dicas para uma boa iluminação para eventos

R1

A iluminação é um dos pontos mais importantes na hora de definir o planejamento do seu evento. 

Muito mais do que sua função principal, a luz, tanto natural como artificial, é um elemento determinante para a criação de efeitos sensitivos. Ela é responsável por dar foco ou tirar a atenção de diferentes pontos, além de servir, também, como parte da cenografia do ambiente.

A combinação de diferentes cores e intensidade pode provocar resultados variados, criando um clima mais lúdico, mais romântico, mais sério, etc. E, para que você não corra o risco de errar a mão no seu projeto de luz, separamos 5 dicas para garantir uma boa iluminação para eventos. Confira!

1. Mantenha a iluminação de acordo com o tema do seu evento

As luzes escolhidas para o seu evento serão as principais responsáveis por criar a atmosfera do ambiente. Por isso, a iluminação deve ser trabalhada de maneira diferente em cada tipo de evento. Luzes muito coloridas costumam não funcionar bem para celebrações românticas e até mesmo profissionais. Já uma iluminação indireta e mais dimerizada pode ser ruim para conferências que exigem que o público faça anotações ao longo das palestras.

Para garantir um espaço agradável para os convidados, foque, em primeiro lugar, no estilo do evento, para então começar a pensar na iluminação que será utilizada. Pense quais serão as atividades realizadas ao longo da programação e garanta conforto visual durante todo o seu evento.

2. Planeje a localização das luzes

Saber posicionar bem as luzes no espaço do seu evento é fundamental para garantir a qualidade da reunião. É importante ter cuidado para evitar que os spots fiquem na direção de objetos que reflitam a luz com muita intensidade – isso pode deixar o espaço confuso e, até mesmo, irritar quem está presente. Afinal, ninguém gosta daquele raio de luz indo diretamente para os olhos. Da mesma forma, elementos decorativos como quadros, móveis, banners e palcos merecem ganhar um destaque importante com o auxílio da iluminação.

Outro fator importante ao fazer o planejamento da iluminação para eventos é pensar na cenografia do espaço como um todo. Algumas luzes têm a capacidade de preencher paredes vazias com desenhos lúdicos, diminuindo custos em decoração.

3. Verifique o espaço e a energia disponível

É importante fazer uma visita técnica para garantir que todos os equipamentos terão uma fonte de energia. Da mesma forma, é necessário garantir que a capacidade elétrica do local comporta o projeto de iluminação criado para o seu evento.

Tenha sempre um gerador à disposição para evitar contratempos desagradáveis ao longo da programação do seu evento.

4. Integre a luz com o som do ambiente

A maioria dos eventos conta com um som ambiente, seja ele uma reunião corporativa ou uma festa comemorativa. Sincronizar os movimentos e tipos de luz com a batida sonora pode causar um efeito marcante no ambiente. Para isso, é importante que o profissional responsável pela iluminação saiba com antecedência o tipo de música que será tocado no dia.

Para comemorações festivas, luzes de tonalidades mais coloridas e com mais movimento funcionam extremamente bem. Para eventos mais formais, com um som mais calmo, o ideal é seguir com um projeto de iluminação mais sóbrio, com luzes indiretas e mais fixas. Isso permitirá que o clima suave da reunião não seja comprometido.

5. Utilize equipamentos de qualidade

Na hora de definir a empresa que será responsável pela iluminação do seu evento, é importante se certificar de que os equipamentos utilizados serão de qualidade, mesmo nas suas diferentes formas e modelos. Avalie sempre a credibilidade dos fornecedores e peça por equipamentos extras para não correr o risco de uma lâmpada queimar no meio do evento e você não ter como repor prontamente.

Verifique também se o profissional que acompanhará a montagem, desmontagem e controle da mesa de luz já tem experiência considerável para lidar com qualquer imprevisto que surgir.

Se atentando a todos esses detalhes e reservando um tempo justo para o planejamento do projeto de luzes, certamente a iluminação para o seu evento será marcante e um sucesso para todos que estarão presentes.

Inscreva-se no nosso blog